quarta-feira, 11 de abril de 2012

PROJETO ENTENDENDO PIADAS





   


   

   PROJETO ENTENDENDO PIADAS




Duração

Março a Junho

Justificativa

É imprescindível nos dias letivos atuais, a interpretação correta daquilo que se lê e daquilo que se ouve.

Há alguns gêneros textuais nos quais se percebe maior interesse por parte dos alunos, como por exemplo, piadas, histórias em quadrinhos e outros.
   
Este projeto tem como finalidade proporcionar ao aluno o prazer em atividades de leitura e aprimorar o seu desempenho em práticas de habilidades na interpretação.       

Em sua realização, serão desenvolvidas as seguintes etapas: pesquisa de piadas por parte dos alunos e atividades de interpretação e ensaio de apresentação das piadas trazidas. Após estas fases, haverá um trabalho de integração entre os alunos envolvidos no projeto e algumas salas de 4º e 5º anos, e, por fim, a realização de um campeonato de piadas na escola.
  
 Espera-se que este projeto seja compreendido por parte de todo o sistema de ensino como uma grande oportunidade para que o aluno tenha interesse em ler e assimile de maneira mais eficaz algumas habilidades específicas na interpretação de uma piada.          


Objetivos
 - Aprimorar a prática com algumas habilidades (descritores) da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SIMAVE-Prova Brasil);
 
 - Compreender facilmente o enredo de uma piada;
 
 - Identificar com facilidade efeitos de humor em piadas;
  
- Despertar o interesse pela leitura;
  
- Alegrar o ambiente escolar;
   
- Desenvolver com mais eficácia a prática da oralidade.

Público Alvo

    Alunos, profissionais da educação, supervisão, direção e comunidade escolar em geral.          


Metodologia         

    Alguns alunos de algumas salas serão sorteados pelo professor eventual para as seguintes atividades:
   
- Pesquisar e trazer por escrito piadas retiradas de um determinado livro ou contadas por alguém da família;
  
- Ensaiar, todos os dias, a piada para ser contada no final do mês em uma determinada sala de 4° e 5° ano a ser escolhida;

- Desenvolver alguns exercícios de interpretação escrita referentes às piadas trazidas: esses exercícios englobarão algumas habilidades (descritores) próprias do gênero em estudo, tais como, identificar efeitos de humor, localizar informações implícitas, compreender frases ou partes que compõem um texto, reconhecer relações lógico-discursivas, de causa/conseqüência e outras;
  
obs.: esses exercícios serão anexados ao desfecho do projeto;
  
- Contar as piadas e apresentar os exercícios de interpretação, ao final do mês, na sala a ser escolhida: essa apresentação se sucederá ao final de três meses consecutivos, propiciando assim, a participação de um maior número de alunos e de três salas a serem beneficiadas com o estudo das piadas;
  
 obs.: 1) na exibição do projeto para as salas será utilizado o data-show como recurso para a exposição das piadas acompanhadas de interpretações;
          2) na apresentação do projeto em salas, todos os alunos serão questionados oralmente em relação à interpretação para o bom êxito do trabalho;
 

Resultados esperados e metas

- Que grande parte dos alunos seja envolvida nas atividades propostas;

- Formação de alunos com facilidade em habilidades de leitura;

- Formação de alunos desenvolvidos na oralidade;

- Que grande parte dos alunos tenha mais prazer e interesse na leitura.


Culminância

O desfecho do projeto se sucederá da seguinte maneira:

Haverá um campeonato de piadas na escola no final do mês, onde serão escolhidos dois alunos por sala para contar uma piada no pátio para todos. Haverá jurados (pessoas que serão convidadas pelo professor idealizador do projeto) que avaliarão o desenvolvimento da oralidade, expressão corporal, emoção, humor e o conteúdo da piada contada. Haverá premiações para o 1º, 2º e 3º lugar, e, também, espaço para um professor ou outra pessoa da comunidade contar uma piada ou uma outra história.




PROFESSOR ODAIR ALEXANDRE MOREIRA



Projeto Entendendo Piadas


Joãozinho e as Frases

    Era uma vez, na escola, a professora disse para o Joãozinho:
    - Joãozinho, quero de dever três frases.
    Joãozinho chegou em casa e falou para o seu irmãozinho:
    - Mano, me fala uma frase!
    Seu irmãozinho estava brincando em cima da cama, não lhe deu confiança e, de repente, deu um pulo e gritou:
    - Eu sou o Superman!
    Joãozinho, então, disse à sua irmã:
    - Diga-me uma frase.
    Ela estava na internet, não lhe deu atenção e disse-lhe:
    - Cala a boca!
    E aí, Joãozinho, já muito triste, pediu para sua mãe lhe falar uma frase e ela lhe falou que não podia porque estava muito ocupada.
    No outro dia, Joãozinho chegou à escola e a professora falou:
    - Joãozinho, fale uma de suas frases.
    Ele gritou:
    - Eu sou o Superman!
    A professora falou-lhe:
    - Joãozinho, isso não é frase!
    Ele, então disse a ela:
    - Cala a boca!
    E a professora, muito brava, lhe falou:
    - Já pra secretaria!
    E Joãozinho respondeu:
    - Não posso porque estou muito ocupado!


Piada pesquisada pelo aluno Pedro Natan Pimenta Batista   
3º ano                 Professora Carla


Atividades de Interpretação

1) Qual alternativa indica efeito de humor na piada?
A) Ela estava na internet, não lhe deu atenção...
B) – Eu sou o Superman!
C) – Joãozinho, fale uma de suas frases.
D) ... e ela lhe falou que não podia porque estava muito ocupada.

2) Com base nesta piada, podemos entender e concluir que:
A) As piadas de escola não são muito engraçadas.
B) Os nossos irmãos não são bons para nós.
C) Muitas crianças não têm ajuda em casa na hora do dever.
D) A internet só serve para atrapalhar a convivência familiar e torna os alunos preguiçosos.
Cuidado com o Papagaio

    Um carteiro chegou em uma casa e viu uma placa escrita: “Cuidado com o papagaio!”    Então, ele disse:
    - Olha só! E eu vou ter medo de papagaio?! Deixa chegar perto de mim pra ele vê! Vou dar um tapa na orelha dele e fazê-lo sair voando!
    O carteiro foi entrando, entrando e falando:
    - Essa é boa! É cada uma que me acontece!
    Continuou entrando e na hora que ele ia colocar a carta debaixo da porta, viu o papagaio na gaiola que começou a repetir várias vezes:
    - Pega Rex! Pega Rex! Pega Rex!


Piada pesquisada pelo aluno Paulo Victor Cassiano Sérgio
3º ano                     Professora Antônia


Atividades de Interpretação

1) O fato que apresenta marcas de humor é:
A) quando o carteiro chega e vê a placa escrita “Cuidado com o papagaio!”
B) quando o carteiro vai entrando, entrando...
C) quando o carteiro coloca a carta debaixo da porta.
D) quando o papagaio repete: - Pega Rex!

2) Por que o carteiro disse que ia dar um tapa na orelha do papagaio?
A) Porque achou uma bobagem aquela frase e queria dar uma lição no papagaio.
B) Porque o papagaio disse: -Pega Rex! Pega Rex! Pega Rex!
C) Porque o papagaio estava na gaiola.
D) Por que ele falou: - Essa é boa! É cada uma que me acontece!



O Estacionamento Proibido

    Três amigos foram a uma festa. Eles se chamavam: Cala Boca, Respeito e Encrenca.
    Estacionaram o carro no lugar errado.
    O Encrenca ficou no carro, o Respeito desceu do carro e ficou lá fora e o Cala Boca entrou primeiro na festa.
    De repente, um  policial chegou bravo na festa, encontrou o Cala Boca, foi lhe prendendo e lhe perguntou:
    - Qual é seu nome, rapaz?
    Ele disse:
    - Cala Boca!
    O policial ficou muito nervoso e lhe perguntou novamente:
    - Qual é seu nome, rapaz?
    E ele respondeu novamente:
    - Cala Boca!
    O policial lhe perguntou  então:
    - O que você está procurando aqui?
     Ele respondeu:
    - Encrenca!
    O policial, agora totalmente nervoso, lhe perguntou gritando:
    - Cadê o respeito?
    E o Cala Boca respondeu:
    - Tá lá fora!


Piada pesquisada pelo aluno Guilherme Vitor Costa de Paula
4º ano                       Professora Danusa           


Interpretação

1) O que faz esse texto ficar engraçado?
A) Os três amigos estacionarem o carro no lugar errado.
B) O policial chegar bravo na festa.
C) Os três amigos terem os nomes diferentes.
D) O Cala Boca não respeitar o policial.

2) Marque a alternativa verdadeira:
A) O Respeito ficou no carro, o Cala Boca ficou lá fora e o Encrenca entrou na festa.
B) O Cala Boca ficou no carro, o Encrenca desceu do carro e ficou lá fora e o Respeito entrou primeiro na festa.
C) O Encrenca ficou no carro, o Cala Boca desceu do carro e ficou lá fora e o Respeito entrou primeiro na festa.
D) O Encrenca ficou no carro, o Respeito desceu do carro e ficou lá fora e o Cala Boca entrou primeiro na festa.



O Menino que se chamava Jesus

    Era uma vez, um menino que se chamava Jesus e estava morando com sua mãe na cidade grande.
    Um dia, sua mãe lhe pediu:
    - Jesus, vai comprar fubá no supermercado pra mim!
    Jesus falou que não sabia onde era o supermercado.
    Então sua mãe lhe disse:
    - Olha, você vai andando e onde encontrar um lugar grande e cheio de pessoas, é lá que é o supermercado.
    Então, o menino foi andando, andando pela cidade e, depois de algum tempo, viu um lugar cheio de gente. Foi entrando e viu um padre lá na frente que dizia bem alto em um microfone:
    - Jesus, você veio me salvar!
    E o menino disse ao padre:
    - Não, padre, eu só vim comprar o fubá!

Piada pesquisada pela aluna Maria Júlia Reis da Silva Arruda
5º ano                       Professor Edinaldo
Interpretação

1) Por que esta piada é engraçada?
A) Porque o padre achou que o menino era Jesus.
B) Porque o menino pensou que o padre estava lhe chamando.
C) Porque o nome do menino era muito engraçado.
D) Porque o menino não sabia achar o supermercado.

2) Na frase, “- Jesus, você veio me salvar!”  ; o ponto de exclamação (!) nos indica que:
A) O padre ficou bravo com o menino porque ele errou onde era o supermercado.
B) O padre fez uma pergunta para o menino.
C) O padre estava entusiasmado ao se referir a Jesus Cristo em oração.
D) O padre estava convidando o menino a rezar mais em sua vida.






   


   
   



Um comentário: