PROJETO ENTENDENDO PIADAS
Duração
Março
a Junho
Justificativa
É
imprescindível nos dias letivos atuais, a interpretação correta daquilo que se
lê e daquilo que se ouve.
Há
alguns gêneros textuais nos quais se percebe maior interesse por parte dos
alunos, como por exemplo, piadas, histórias em quadrinhos e outros.
Este
projeto tem como finalidade proporcionar ao aluno o prazer em atividades de
leitura e aprimorar o seu desempenho em práticas de habilidades na
interpretação.
Em
sua realização, serão desenvolvidas as seguintes etapas: pesquisa de piadas por
parte dos alunos e atividades de interpretação e ensaio de apresentação das
piadas trazidas. Após estas fases, haverá um trabalho de integração entre os
alunos envolvidos no projeto e algumas salas de 4º e 5º anos, e, por fim, a
realização de um campeonato de piadas na escola.
Espera-se que este projeto seja compreendido
por parte de todo o sistema de ensino como uma grande oportunidade para que o
aluno tenha interesse em ler e assimile de maneira mais eficaz algumas
habilidades específicas na interpretação de uma piada.
Objetivos
- Aprimorar a prática com algumas habilidades
(descritores) da Matriz de Referência de Língua Portuguesa (SIMAVE-Prova Brasil);
- Compreender facilmente o enredo de uma
piada;
- Identificar com facilidade efeitos de humor
em piadas;
-
Despertar o interesse pela leitura;
-
Alegrar o ambiente escolar;
-
Desenvolver com mais eficácia a prática da oralidade.
Público
Alvo
Alunos, profissionais da educação,
supervisão, direção e comunidade escolar em geral.
Metodologia
Alguns alunos de algumas salas serão
sorteados pelo professor eventual para as seguintes atividades:
-
Pesquisar e trazer por escrito piadas retiradas de um determinado livro ou
contadas por alguém da família;
-
Ensaiar, todos os dias, a piada para ser contada no final do mês em uma
determinada sala de 4° e 5° ano a ser escolhida;
-
Desenvolver alguns exercícios de interpretação escrita referentes às piadas
trazidas: esses exercícios englobarão algumas habilidades (descritores)
próprias do gênero em estudo, tais como, identificar efeitos de humor,
localizar informações implícitas, compreender frases ou partes que compõem um
texto, reconhecer relações lógico-discursivas, de causa/conseqüência e outras;
obs.:
esses exercícios serão anexados ao desfecho do projeto;
-
Contar as piadas e apresentar os exercícios de interpretação, ao final do mês,
na sala a ser escolhida: essa apresentação se sucederá ao final de três meses
consecutivos, propiciando assim, a participação de um maior número de alunos e
de três salas a serem beneficiadas com o estudo das piadas;
obs.: 1) na exibição do projeto para as salas
será utilizado o data-show como recurso para a exposição das piadas
acompanhadas de interpretações;
2) na apresentação do projeto em
salas, todos os alunos serão questionados oralmente em relação à interpretação
para o bom êxito do trabalho;
Resultados
esperados e metas
-
Que grande parte dos alunos seja envolvida nas atividades propostas;
- Formação
de alunos com facilidade em habilidades de leitura;
-
Formação de alunos desenvolvidos na oralidade;
-
Que grande parte dos alunos tenha mais prazer e interesse na leitura.
Culminância
O
desfecho do projeto se sucederá da seguinte maneira:
Haverá
um campeonato de piadas na escola no final do mês, onde serão escolhidos dois
alunos por sala para contar uma piada no pátio para todos. Haverá jurados
(pessoas que serão convidadas pelo professor idealizador do projeto) que
avaliarão o desenvolvimento da oralidade, expressão corporal, emoção, humor e o
conteúdo da piada contada. Haverá premiações para o 1º, 2º e 3º lugar, e,
também, espaço para um professor ou outra pessoa da comunidade contar uma piada
ou uma outra história.
PROFESSOR
ODAIR ALEXANDRE MOREIRA
Projeto Entendendo Piadas
Joãozinho e as Frases
Era uma vez, na escola, a professora disse
para o Joãozinho:
- Joãozinho, quero de dever três frases.
Joãozinho chegou em casa e falou para o seu
irmãozinho:
- Mano, me fala uma frase!
Seu irmãozinho estava brincando em cima da
cama, não lhe deu confiança e, de repente, deu um pulo e gritou:
- Eu sou o Superman!
Joãozinho, então, disse à sua irmã:
- Diga-me uma frase.
Ela estava na internet, não lhe deu atenção
e disse-lhe:
- Cala a boca!
E aí, Joãozinho, já muito triste, pediu
para sua mãe lhe falar uma frase e ela lhe falou que não podia porque estava
muito ocupada.
No outro dia, Joãozinho chegou à escola e a
professora falou:
- Joãozinho, fale uma de suas frases.
Ele gritou:
- Eu sou o Superman!
A professora falou-lhe:
- Joãozinho, isso não é frase!
Ele, então disse a ela:
- Cala a boca!
E a professora, muito brava, lhe falou:
- Já pra secretaria!
E Joãozinho respondeu:
- Não posso porque estou muito ocupado!
Piada pesquisada pelo aluno Pedro
Natan Pimenta Batista
3º ano Professora Carla
Atividades de Interpretação
1) Qual alternativa indica efeito
de humor na piada?
A) Ela estava na internet, não
lhe deu atenção...
B) – Eu sou o Superman!
C) – Joãozinho, fale uma de suas
frases.
D) ... e ela lhe falou que não
podia porque estava muito ocupada.
2) Com base nesta piada, podemos
entender e concluir que:
A) As piadas de escola não são
muito engraçadas.
B) Os nossos irmãos não são bons
para nós.
C) Muitas crianças não têm ajuda
em casa na hora do dever.
D) A internet só serve para
atrapalhar a convivência familiar e torna os alunos preguiçosos.
Cuidado com o Papagaio
Um carteiro chegou em uma casa e viu uma
placa escrita: “Cuidado com o papagaio!” Então, ele disse:
- Olha só! E eu vou ter medo de papagaio?!
Deixa chegar perto de mim pra ele vê! Vou dar um tapa na orelha dele e fazê-lo
sair voando!
O carteiro foi entrando, entrando e
falando:
- Essa é boa! É cada uma que me acontece!
Continuou entrando e na hora que ele ia
colocar a carta debaixo da porta, viu o papagaio na gaiola que começou a
repetir várias vezes:
- Pega Rex! Pega Rex! Pega Rex!
Piada pesquisada pelo aluno Paulo
Victor Cassiano Sérgio
3º ano Professora Antônia
Atividades de Interpretação
1) O fato que apresenta marcas de
humor é:
A) quando o carteiro chega e vê a
placa escrita “Cuidado com o papagaio!”
B) quando o carteiro vai entrando,
entrando...
C) quando o carteiro coloca a
carta debaixo da porta.
D) quando o papagaio repete: -
Pega Rex!
2) Por que o carteiro disse que
ia dar um tapa na orelha do papagaio?
A) Porque achou uma bobagem
aquela frase e queria dar uma lição no papagaio.
B) Porque o papagaio disse: -Pega
Rex! Pega Rex! Pega Rex!
C) Porque o papagaio estava na
gaiola.
D) Por que ele falou: - Essa é
boa! É cada uma que me acontece!
O Estacionamento Proibido
Três amigos foram a uma festa. Eles se
chamavam: Cala Boca, Respeito e Encrenca.
Estacionaram o carro no lugar errado.
O Encrenca ficou no carro, o Respeito
desceu do carro e ficou lá fora e o Cala Boca entrou primeiro na festa.
De repente, um policial chegou bravo na festa, encontrou o
Cala Boca, foi lhe prendendo e lhe perguntou:
- Qual é seu nome, rapaz?
Ele disse:
- Cala Boca!
O policial ficou muito nervoso e lhe
perguntou novamente:
- Qual é seu nome, rapaz?
E ele respondeu novamente:
- Cala Boca!
O policial lhe perguntou então:
- O que você está procurando aqui?
Ele
respondeu:
- Encrenca!
O policial, agora totalmente nervoso, lhe
perguntou gritando:
- Cadê o respeito?
E o Cala Boca respondeu:
- Tá lá fora!
Piada pesquisada pelo aluno
Guilherme Vitor Costa de Paula
4º ano Professora Danusa
Interpretação
1) O que faz
esse texto ficar engraçado?
A) Os três
amigos estacionarem o carro no lugar errado.
B) O policial
chegar bravo na festa.
C) Os três
amigos terem os nomes diferentes.
D) O Cala Boca
não respeitar o policial.
2) Marque a
alternativa verdadeira:
A) O Respeito
ficou no carro, o Cala Boca ficou lá fora e o Encrenca entrou na festa.
B) O Cala Boca
ficou no carro, o Encrenca desceu do carro e ficou lá fora e o Respeito entrou
primeiro na festa.
C) O Encrenca
ficou no carro, o Cala Boca desceu do carro e ficou lá fora e o Respeito entrou
primeiro na festa.
D) O Encrenca
ficou no carro, o Respeito desceu do carro e ficou lá fora e o Cala Boca entrou
primeiro na festa.
O Menino que se
chamava Jesus
Era uma vez, um menino que se chamava Jesus
e estava morando com sua mãe na cidade grande.
Um dia, sua mãe lhe pediu:
- Jesus, vai comprar fubá no supermercado
pra mim!
Jesus falou que não sabia onde era o supermercado.
Então sua mãe lhe disse:
- Olha, você vai andando e onde encontrar
um lugar grande e cheio de pessoas, é lá que é o supermercado.
Então, o menino foi andando, andando pela
cidade e, depois de algum tempo, viu um lugar cheio de gente. Foi entrando e
viu um padre lá na frente que dizia bem alto em um microfone:
- Jesus, você veio me salvar!
E o menino disse ao padre:
- Não, padre, eu só vim comprar o fubá!
Piada
pesquisada pela aluna Maria Júlia Reis da Silva Arruda
5º ano Professor Edinaldo
Interpretação
1) Por que esta
piada é engraçada?
A) Porque o
padre achou que o menino era Jesus.
B) Porque o
menino pensou que o padre estava lhe chamando.
C) Porque o
nome do menino era muito engraçado.
D) Porque o
menino não sabia achar o supermercado.
2) Na frase, “-
Jesus, você veio me salvar!” ; o ponto de exclamação (!) nos indica que:
A) O padre
ficou bravo com o menino porque ele errou onde era o supermercado.
B) O padre fez
uma pergunta para o menino.
C) O padre
estava entusiasmado ao se referir a Jesus Cristo em oração.
D) O padre
estava convidando o menino a rezar mais em sua vida.
Muito bom!
ResponderExcluir